Como armazenar e conservar vinhos em casa?

NÃO guarde as garrafas de vinho na cozinha! É aí que as tem, não é? A cozinha é, tal como o quarto de banho, a divisão da casa com maiores oscilações de temperatura, o que não é nada bom para o vinho. Uma temperatura constante é um dos fatores mais importantes no armazenamento de vinhos. Quanto mais fresco o vinho se mantiver, mais lentamente evoluirá, evitando que se estrague.

A melhor temperatura para o guardar é entre os 10ºC e os 15ºC, num nível de humidade entre os 65 e os 75 por cento. Além disso, os vinhos devem também ser guardados num local escuro e arejado, com boa circulação de ar e livre de cheiros que possam alterar o seu sabor.

Como armazenar e conservar vinhos em casa?

Fatores a ter em conta

  • Humidade – É necessário algum grau de humidade a fim de impedir que as rolhas de cortiça desidratem, o que levará à entrada de oxigénio na garrafa e leve à oxidação do vinho. A percentagem de humidade ideal para a conservação de vinhos é entre os 65% e 75%.
  • Temperatura – A qualidade do vinho é muito suscetível às oscilações da temperatura de conservação. As alterações de temperatura podem alterar a qualidade do vinho. O controlo de temperatura é essencial para a conservação dos vinhos. Se o vinho estiver exposto a temperaturas muito altas (excedendo os 25ºC por longos períodos de tempo, pode estragar o vinho levando à sua oxidação) . A temperatura ideal para a conservação de vinho é entre os 10ºC e os 15ºC
  • Movimento – O movimento e vibração podem ser usados no processo de envelhecimento do vinho, mas na maioria dos casos, isto pode provocar efeitos negativos na qualidade do vinho. Portanto, para armazenar vinhos tintos com alterações limitadas nas propriedades físico-químicas, as movimentações e vibrações devem ser minimizadas.
  • Luz – Luz solar forte ou luz incandescente podem provocar reações adversas no sabor e aroma dos vinhos. Os vinhos brancos são mais suscetíveis de ficarem alterados se expostos à luz, e por esse motivo são muitas vezes embalados em garrafas escurecidas de vinho tinto que oferecem maior proteção da luz. Vinhos embalados em garrafas coloridas de tons claros, verdes e azuis, são mais vulneráveis à luz, e pode precisar de precauções extra para armazenamento.

Caso não tenha estas condições, defina as suas reais necessidades.

Nota Importante:

Vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes deverão ser armazenados deitados, para que o vinho fique em contacto com a rolha (que incha, evitando a oxidação do vinho). Já os vinhos generosos que envelhecem por oxidação (Porto Tawny, Madeira, Moscatel) podem ser guardados de pé, exceto no caso dos Portos Vintage e LBV, destinados a envelhecer em garrafa, e por isso deverão ser deitados.