Tinto ou branco! Saiba como comprar vinhos como um especialista
Com tantas variedades, é difícil de escolher o melhor acompanhamento para a refeição. Aprenda como comprar vinhos como um especialista!
O vinho é um produto bastante apreciado pela população mundial, existindo diversas opções no mercado, de diferentes qualidades, que complicam a escolha de um bom vinho.
O mundo dos vinhos é complexo. Existe uma enorme competitividade que obriga as produtoras mais ambiciosas a tentar superar a qualidade dos seus vinhos, ano após ano.
Nos supermercados, podemos encontrar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que podemos comprar. Outros supermercados ou a internet permitem alargar ainda mais o leque de vinhos que podemos provar. Existem algumas dicas que nos podem ajudar a comprar um bom vinho.
Fazer perguntas a quem seja um especialista pode ajudar. Há quem saiba sobre vinho e quem goste de beber. Não é a mesma coisa. Por isso, não os confunda.
Se encontrar um especialista sobre vinhos e fizer algumas questões que exponham a sua ignorância, pode revelar-se um momento embaraçoso, pois irá parecer um iniciante. É como perguntar a um professor de português quais são as letras do alfabeto. As respostas também poderão não ajudar, se nelas estiverem tecnicismos.
O vinho nos supermercados
Aprender autonomamente parece ser mais seguro para o nosso ego, fazendo testes. Comprando às cegas, até porque os concursos de vinho também estipulam as suas medalhas com recurso às provas cegas.
Nos supermercados, pode-se comprar vinho com facilidade. Contudo, existindo todo o tipo de vinho, a probabilidade de se comprar um vinho mais fraco é elevada. São inúmeros os rótulos que se encontram à nossa frente. Seria bem melhor ter apenas os melhores vinhos, à nossa disposição, para podermos usufruir logo dos tesouros que se podem encontrar.
Dicas para que possa descobrir ótimos vinhos
Fazer amizade com um sommelier pode revelar-se a pedra de toque para aceder aos melhores vinhos. Muitos deles até são baratos. Os bares de vinho têm a servir pessoas que são verdadeiros especialistas. Ter um contacto regular com essas pessoas e criar confiança ou estabelecer amizade pode revelar-se bastante vantajoso.
Noutros espaços, nomeadamente nos supermercados, os vendedores não têm paixão pelo vinho e isso pode fazer toda a diferença! Um especialista pode ser o melhor aliado para nos ajudar a trilhar o caminho de descoberta pelos melhores vinhos para nós.
Nem todas as sugestões dessa pessoa serão perfeitas para nós mas, consoante as nossas reações aos vinhos, os especialistas poderão encontrar os vinhos perfeitos para cada momento.
Testar, testar, testar até encontrar
Para descobrir o vinho de que gosta mais há que testar, perceber a diversidade, encontrar um estilo mais indicado. Criar amizade com um enólogo ou sommelier pode revelar-se o melhor negócio que se pode fazer.
No entanto, fundamental é encontrar o prazer. O gosto que se tem na prova ensina-nos mais do que as palavras dos outros, pois o prazer que um especialista tem com determinado vinho, pode ser encontrado por nós, noutros vinhos.
Testar, testar, testar até encontrar um bom vinho. Guardar informação. Depois, encontrar mais. Testar, testar, testar até encontrar outro bom vinho. Prosseguir, respeitando o mesmo método…